terça-feira, 9 de junho de 2009

2A

  1. Felipe
    Flexibilidade na Fisioterapia
    A flexibilidade está sendo usada por fisioterapias em vários tratamentos, como uma forma de recuperação e também de prevenção de lesões. A flexibilidade pode também proporcionar uma melhora na qualidade de vida, pois os exercícios atingem musculaturas desde o pescoço, tríceps até pulso. Além disso, flexibilidade proporciona uma melhora a respiração, retarda as fadigas entre outras doenças.
    Vale ressaltar que esses exercícios devem ser repetitivos e com orientação de profissionais da área que determinam a carga e a freqüência que devem ser feitos.

  2. Alessandro
    A flexibilidade é uma das principais variáveis da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho físico, pode ser definida como a amplitude máxima passiva fisiológica de um dado movimento articular. A flexibilidade corporal varia em função da idade, do gênero e do padrão de exercício físico regular. A flexibilidade não se apresenta de modo uniforme nas diversas articulações e nos movimentos corporais, sendo comum, em um dado indivíduo, que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros, representando o que se convencionou denominar especificidade da flexibilidade. Diversos testes foram propostas para a avaliação deste componente da aptidão física, dentre os quais podemos citar:
    · Teste de Leighton
    · Goniometria
    · Teste de Beighton-Hóran
    · Teste de sentar e alcançar
    definição
    É o grau de amplitude de uma articulação. É a capacidade física responsável pela execução de um movimento na amplitude articular máxima, dentro dos limites morfológicos e anatômicos, sem o risco de ocorrência de lesões.

    componentes da flexibilidade
    A flexibilidade depende dos seguinte componentes :
    · Mobilidade;
    · Elasticidade;
    · Plasticidade;
    · Maleabilidade;

    fatores determinantes

    A flexibilidade pode ser influenciada por diversos fatores, entre eles:
    · Superfície óssea;
    · Músculos;
    · Ligamentos;
    · Tendões;
    · Idade; ( quanto mais velho, menos flexível )
    · Sexo; ( as mulheres, em geral, são mais flexíveis )
    · Aquecimento;
    · Temperatura ambiente; ( o frio, reduz e o calor aumenta a elasticidade muscular )
    · Hora do dia; ( varia de indivíduo para indivíduo )
    · Composição corporal; ( referente ao colágeno )
    · Estado de treinamento; ( quanto mais treinado, mais flexível )

    importancia da flexibilidade

    A flexibilidade é de suma importância na realização de determinados gestos desportivos e movimentos que de outra forma, seriam impossíveis de serem realizados sem essa capacidade física. Ela aumenta a eficiência mecânica dos movimentos, fazendo com que o atleta tenha um desperdício menor de energia na execução de suas atividades, além de auxiliar na profilaxia de lesõese dos vícios posturais, reduzir as tensões musculares e auxiliar na melhoria da contratilidade muscular
    como alongar-se

    16. Aqueça-se antes de começar a alongar;
    17. Nunca prenda a respiração durante os exercícios;
    18. Faça o alongamento gradativamente;
    19. Nunca ultrapasse o ponto de dor ou desconforto;
    20. Relaxe durante a execução, não faça contrações musculares;
    21. Mantenha-se nas posições durante 30 segundos, no mínimo;
    22. Realize alongamentos, antes, durante e depois dos exercícios;

    tipos de alongamentos

    Os exercícios para o ganho da Flexibilidade são denominados alongamentos. O alongamento pode ser de dois tipos, dependendo do modo de execução e intensidade :
    · Alongamento Passivo
    · Alongamento Ativo.

    tempo de execução

    Cada exercício de alongamento deve ter a duração de, no mínimo, 30 (trinta) segundos para que os fusos musculares possam relaxar. Exercícios com menor duração, não terão o efeito desejável e você estará perdendo tempo !!! Reserve, no mínimo, 15 (quinze) minutos do seu treinamento diário para os alongamentos e você obterá um grau de flexibilidade adequado.

    principio de alongamento

    · Respiração: é fundamental para o alongamento. Quando se respira fundo, aumenta-se o relaxamento muscular. A respiração é que dá o ritmo dos exercícios e deve ser feita lenta e profundamente - expire quando estiver alongada. Pare o movimento se a respiração começar a apresentar alguma dificuldade.
    · Limites: esticar-se demais pode causar lesões nos músculos, tendões ou ligamentos. Se começar a sentir dor durante o exercício, é sinal de que está exagerando no movimento. Nesse caso, volte imediatamente para uma posição mais confortável.
    · Mobilidade: com o músculo esticado, fique sem se mover por alguns segundos. O movimento de vai-e-vem acabaria enrijecendo e encurtando os músculos que você está se esforçando para alongar.
    · Naturalidade: não se preocupe em alongar seus músculos até o limite. Aprendendo os movimentos corretos, você vai ganhando flexibilidade aos poucos, de acordo com a evolução do seu corpo.
    · Freqüência: regularidade e relaxamento são os ingredientes mais importantes para um bom alongamento. Se você começar a se alongar de duas a três vezes por semana, vai ficar mais ativa e entrar em forma rapidamente.

    avaliação da flexibilidade

    A flexibilidade pode ser medida de 3 formas, a saber :
    Medida Angular : mede-se a flexibilidade por meio de instrumentos específicos como o goniômetro, hidrogoniômetro e flexômetro, que nos fornecem os valores em graus.
    Medida Admensional : mede-se a flexibilidade através de valores dados às observações, feitas pelo avaliador, das amplitudes dos movimentos realizados pelo testado.
    Medida Linear : mede-se a flexibilidade com trenas metálicas ou réguas, pela distância de um ponto do corpo a um ponto de referência.
    Um teste conhecido e muito utilizado nas academias pela facilidade e baixo custo é o " Teste de Sentar e Alcançar " de Wells. O teste consiste em medir a distância, em centímetros, que os pontos dactylion ficam em relação ao ponto zero, situado ao nível da região plantar, estando o indivíduo, sentado no chão, com os joelhos estendidos. Os valores serão positivos quando o testado, ao flexionar o tronco, conseguir ultrapassar o nível da região plantar; e negativos, caso aconteça ao contrário.
  3. Julia
    Não confunda Aquecimento com Alongamento

    Substituir o aquecimento pelo alongamento é um grande erro na prática do esporte. “Forçar a musculatura sem um preparo prévio pode incorrer em traumas, e principalmente, distensão muscular”. O alerta é do professor de Educação Física e doutor em ciências pedagógicas Ramón Alonso López, autor da pesquisa Aquecimento x Alongamento na Flexibilidade, realizada na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. ”Somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos“, explica López.

DIFERENÇA ENTRE ALONGAMENTO E AQUECIMENTO

Para entender a diferença entre os dois tipos de exercícios, o conceito de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sangüínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras. E o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo. Por exemplo, uma corrida leve é um aquecimento, girar os braços ou flexionar os joelhos e rodar também. Mas tentar alcançar o pé com as mãos flexionando a coluna para frente é um alongamento, esticar todo o corpo para cima e ficar na ponta do pé também.





BENEFÍCIOS DO AQUECIMENTO
- Aumenta o fluxo sangüíneo nos músculos
- Lubrifica as articulações
- Melhora a elasticidade dos músculos
- Aumenta a motivação e excitação
- Reduz o potencial de lesões

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
- Reduz as chances de distensão nos músculos
- Melhora o desempenho
- Reduz a dor muscular e acelera a recuperação
- Estimula o praticante para o treino
- Permite que os músculos trabalhem a amplitude dos movimentos



  1. Bruno Gnome
    DEFINIÇÃO
    Capacidade de executar movimentos com grande amplitude.
    TIPOS DE FLEXIBILIDADE
    FLEXIBILIDADE ACTIVA - produzida utilizando forças internas (ex. flexão do tronco à frente); FLEXIBILIDADE PASSIVA - produzida por forças externas ( força da gravidade, força feita por outros); FLEXIBILIDADE ESTÁTICA - verifica-se quando se sustém durante um certo tempo uma determinada posição da articulação; FLEXIBILIDADE DINÂMICA - é, em geral, maior do que a estática, especialmente quando se utilizam exercícios em que os músculos trabalham de forma interna; FLEXIBILIDADE GERAL - refere-se à amplitude normal das articulações; FLEXIBILIDADE ESPECÍFICA - relacionada com movimentos específicos exigidos pelas diversas modalidades.
    IMPORTÂNCIA DA FLEXIBILIDADE
    Segundo Harre, uma deficiente flexibilidade:
    Dificulta ou impede a aprendizagem de determinadas habilidades motoras; Pode favorecer o aparecimento de lesões; Dificulta o desenvolvimento de outras capacidades ou a sua aplicação; Limita a amplitude do movimento ( como por exemplo a amplitude da passada ou a trajectória de aceleração) e, consequentemente, limita a rapidez da sua execução;
    BENEFÍCIOS DA FLEXIBILIDADE
    NIVEL FISIOLÓGICO
    Regulação do tónus muscular; melhoria da coordenação inter e intramuscular; melhoria da regulação sanguínia; intervenção na melhoria das funções vegetativas; apoia a mulher durante a gravidez e parto; melhoria das funções respiratórias; retarda a aparição da fadiga e permite uma mais rápida recuperação; previne cardiopatias e outras doenças.
    NÍVEL MECÂNICO
    Melhoria da amplitude de movimentos; facilita a economia da execução do gesto técnico; diminui a tensão da coluna vertebral; actua como equilibrador e corrector postural; equilibra a função sinérgica do movimento.
    NÍVEL FISICO MOTOR
    Melhoria das qualidades físicas, principalmente da velocidade e da força; melhoria das qualidades motoras de coordenação, equilíbrio, agilidade...; favorece a aquisição das técnicas desportivas e desenvolvimento físico geral.
    NÍVEL PSÍQUICO
    Melhoria da auto imagem; actua como regulador nos estados emocionais; controla os estados de ansiedade e diminui a tensão psíquica; predispões o estado de relaxação; melhoria do conhecimento de si mesmo; possibilita momentos de reflexão e análise; melhoria das relações sociais.
    NÍVEL HIGIÉNICO
    Ajuda no alcançar de uma beleza corporal; produz uma sensação de rejuvenescimento; melhoria da qualidade de vida; actua como facilitador da saúde.
    FACTORES QUE AFECTAM A FLEXIBILIDADE
    Condições anatómica e fisiológicas, tipo de articulações, organização dos tendões e ligamentos, composição e capacidade de alongamento do músculo, bem como a tonicidade; Condições biomecânicas; Desenvolvimento condicionado pela idade; Condições psíquicas e externas (fadiga, tensão, temperatura ambiente, hora do dia, aquecimento, etc.)
    METODOLOGIA DO TREINO
    A flexibilidade é fácilmente treinável, podendo realizar-se, como "trabalho de casa".O treino da flexibilidade deverá ser combinado com o de outras capacidades. Assim, como um treino excessivo de força pode afectar negativamente a flexibilidade, tambem um treino excessivo de flexibilidade pode prejudicar a força rápida.
    Deve-se utilizar o método das repetições e a execução deverá ser feita até que se sinta uma "ligeira dor" Os exercícios de flexibilidade podem ter um efeito profilático, por isso aconselha-se para o desporto que tem como principal objectivo a saúde; Os exercícios devem ser variados e visar o amento da amplitude de movimentos; Os exercícios de flexibilidade devem ser complementados com exercícios de relaxação; A amplitude máxima do movimento só lenta e progressivamente deve alcançada; Para a manutenção da flexibilidade não é necessário um grande volume de treino; A flexibilidade perde-se muito rápidamente perante uma interrupção prolongada do treino; O treino da flexibilidade deve ocorrer diáriamente e, consequentemente, sem interrupções; Pressupõe um aquecimento conveniente e nunca deve ser executado com os muscúlos em situação de grande fadiga; Os exercicios de flexibilidade activa, conservam os progressos na flexibilidade por mais tempo do que os exercícios passivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário